sexta-feira, 4 de junho de 2010

TOSCO E FOSCO LTDA


GROTOSCO – ENCONTRANDO O TEATRO POBRE
Grotosco é um grande mestre de teatro que hoje recebe financiamento da emergente empresa TOSCO E FOSCO e achou no Brasil o campo ideal para suas pesquisas.
Enquanto Grotowski passou anos em busca de um teatro pobre, Grotosco não teve a menor dificuldade para encontrá-lo em nossas terras tropicais.
Segundo Grotosco, o fundamental no teatro é o trabalho com a plateia e não os cenários , os figurinos e a iluminação. Estes artifícios são apenas armadilhas e, se bem feitos, deixariam o espetáculo muito bonito e com aspecto agradável. E pra quê fazer um espetáculo desse tipo, que agrada e que dá público? A TOSCO E FOSCO perderia todos os editais e leis de incentivo que fomentam o teatro pobre! E isso não seria um bom negócio.
O pobre em seu teatro significa eliminar tudo que é desnecessário, deixando um ator ou atriz vulnerável , passando fome e sem qualquer artifício. Seus espetáculos são representados num espaço pequeno, rústico, com as paredes pintadas de preto e de preferência com arquibancadas feitas de madeira velha, com atores que não recebem um puto para ensaiar ou encenar as peças. Os figurinos são simples e se o ator puder trazê-lo de casa, melhor .
Iluminação? Pra quê? Grotosco tem consciência que hoje em dia os recursos naturais estão escassos e que o teatro deve contribuir para a economia dessas energias. Geralmente, seus espetáculos são iluminados por velas, lanternas ou no máximo por 12 refletores. Sem gelatina.
O cenário deve inexistir pra que o ator possa ter espaço para criar e se movimentar no palco de 3 X 3 metros e também para não pagar o cenógrafo, que segundo Grotosco não passa de uma mistura mal sucedida de arquiteto e artista plástico que não conseguiu engrenar nas devidas carreiras.
Grotosco também acha que autor bom é autor morto, mas morto há mais de 100 anos. Assim não é preciso pagar direitos autorais para um cara que um dia sentou a bunda em frente à folha em branco, escreveu umas merdas e depois quer receber pelo resto da vida por aquilo.
A relação com os espectadores é direta, no terreno da pura percepção e da comunhão, seja lá o que isso for. E assim, Grotosco dá a noção de que o teatro é uma síntese de todas as artes: a literatura, a escultura, pintura, a música, etc. Todas elas sem dinheiro.
Grotosco, na verdade, é um minimalista.
Se você quiser adquirir seu livro “Grotosco – encontrando um teatro pobre” , mande um e-mail. Em breve Grotosco dará uma master class e contamos com sua presença!

6 comentários:

  1. O teatro pobre acontece aqui mesmo no Brasil,sem patrocínio,caímos sempre no tosco e fosco.

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  2. O pior pobre é aquele gosta mesmo de sê-lo! ; )

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  3. Gostaria de pedir pra que vcs trouxessem o Yoshi Ainda, o mestre que aponta pra lua e ta tudo resolvido.
    Eu sou Tosco&Fosco.
    Não por opção, mas como uma coisa natural do "se ser" artista brasileira.

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  4. Sou uma desprivilegiada. Nunca tive acesso à Lei de Faminto... digo... Fomento. Não sei se poderei fazer a master class ministrada por Grotosco mas me comprometo a levar uma torta rápida de liquidificador para ser servida de lanche na hora do intervalo.

    Saudações!

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Eu faço parte do Teatro Grotosquiano!!! Sempre imaginei que minha arte provinha de alguma mente brilhante e pós-artística.... pois bem, agora sei de onde vêm toda essa vocação, que aliás, não é só minha, mas de centenas de atores nessa cidade e nesse país!!! Aliás, sendo um pouco mais radical, indo pra sua plenitude: pra que Ator? Aliás, pra que Texto de autor morto ou vivo? Pra que Teatro? Caminhemos para a expressão máxima desse grande gênio. Muita gente do poder vai gostar!

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